E você sabe exatamente quais são as atribuições destes profissionais?
Então vamos lá....
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Relações Públicas, ou como é intitulado entre os profissionais da área, "RP", são os profissionais que fazem a intermediação entre vários setores, executando várias estratégias no intuito de alcançar os objetivos que a empresa deseja atingir.
E neste cenário atual, onde a projeção internacional do Brasil despontou em função do crescimento econômico, fomentando a ampliação dos investimentos em empresas nacionais, este profissional torna-se, dia após dia, muito mais importante no cenário empresarial e necessita estar constantemente conectado às redes sociais e muito atualizado em relação à área de comunicação.
E Relações Públicas tem se mantido muito bem colocada no ranking das dez profissões mais promissoras no futuro.
No início deste ano, esta profissão completou 100 anos de existência no Brasil. E mais uma vez, a atitude inovadora de um visionário do século passado, Eduardo Pinheiro Lobo, nos traz mais um Case de Empreendedorismo.
Segue abaixo, alguns detalhes de como iniciou esta profissão em nosso país.
Parabéns a todos os profissionais da área!!!!
"Penso a comunicação em si como algo transformador. Uma atividade que realmente possa mudar a vida das pessoas,
das instituições e de cenários que possam ser considerados perdidos. E os comunicadores? Transformam sua realidade? Fazem com que novos paradigmas sejam debatidos e criam novas oportunidades de ação e de experiências?Será que não estamos olhando muito para experiências passadas, espelhando-nos em biografias de sucesso de alguns líderes e “cases” exemplares de outras organizações? Porque não criamos novos conceitos? Novas realidades? Novos caminhos?
Para quem está antenado na Teoria do U, de Otto Scharmer (que aliás, tem muito a ver com a Teoria do Caos, e com a fenomenologia), o estado de percepção e a atenção dada a determinado assunto é essencial para se medir o futuro desta decisão. É preciso pararmos de fazer o “download”de experiências que já aconteceram, e chegar a um “ponto cego”onde possamos criar novas possibilidades de ação em um momento de reflexão e de profunda criatividade.
É hora de criar novos cenários, estudar novos caminhos e alimentarmo-nos de um repertório diferencial que nos dará apoio para novas criações e experiências. Pensar no U (com mente aberta, coração aberto e vontade aberta a novas oportunidades), fazendo desse método, um exercício diário para que ele se torne cada dia mais imperceptível no dia-a-dia, mas que nos ensine a buscar nosso caminho – novo, exemplar e de muita criatividade.
Vamos ser profissionais do futuro – os criadores de uma nova realidade!"
Por: Fabio Procópio
100 anos de Relações
Públicas no Brasil:
Uma história de profissionalismo e paixão!!!
Por: Maíra Masiero
Era o ano de 1914. Tantos acontecimentos marcaram essa época, como o começo
da Primeira Guerra Mundial, a primeira aparição no cinema do famoso personagem
Carlitos, - interpretado por Charlie Chaplin - além da fundação oficial da
Seleção Brasileira de Futebol e pelo início das atividades da Sociedade
Esportiva Palmeiras, dentre tantos outros fatos importantes, nascimentos e
falecimentos. Um desses fatos completou 100 anos em janeiro deste ano.
Um engenheiro alagoano, chamado Eduardo Pinheiro Lobo (1876-1933), se
estabeleceu na capital paulista para trabalhar na The Light and Power
Co. Ltda., uma concessionária canadense de iluminação pública e do
transporte coletivo, que abriu uma filial no Brasil no século XIX. A
industrialização começava, aos poucos, a chegar aos grandes centros (assim como
os órgãos de imprensa) e já se fazia necessário uma maior integração entre os
públicos e as empresas, contribuindo com o esclarecimento junto à opinião
pública.
Foi nesse intuito que, aos 30 de janeiro de 1914, a direção da Light criou o
primeiro departamento de Relações Públicas no Brasil, e Eduardo Pinheiro Lobo
tornou-se seu diretor, cargo exercido por dezenove anos, em que trabalhou
praticamente até poucos meses antes de seu falecimento, a 15 de fevereiro de
1933. Pelos serviços prestados à profissão de Relações Públicas (mesmo
envolvido com o contexto da Engenharia), Lobo se tornou o patrono da profissão
no Brasil em 1973 e o dia de seu nascimento - 2 de dezembro -, o Dia Nacional
das Relações Públicas, segundo a Lei nº 7.197, de 14 de junho de 1984.
O mais interessante é saber algumas peculiaridades sobre como esse Departamento
foi formado e como foram as suas primeiras atividades em meio a uma Guerra
Mundial e às mudanças que, inevitavelmente, aconteceriam com o passar do tempo.
Em 1976, durante o IV Congresso Brasileiro de Relações Públicas, realizado em
Alagoas, o profissional José Grandjean dos Santos Pinto, que conviveu
profissionalmente com Lobo por quatro anos, apontou algumas características do
trabalho do Departamento na época e fez uma homenagem ao
companheiro de trabalho.
"No início de 1914, a direção da Light, sentindo a necessidade de um
setor especializado para cuidar do seu relacionamento com os órgãos da imprensa
e com os poderes concedentes, criou, por meio de um "Aviso Interno",
baixado em 30 de janeiro daquele ano, o Departamento de Relações Públicas, com
aquelas funções específicas, e outras que mais tarde viessem a lhe ser
atribuídas.
[...]
Circunstância curiosa é a de que, no aviso em questão, embora redigido em
inglês, como era usual, na época, por se tratar de uma companhia canadense, as
palavras 'Relações Públicas' apareciam em português, entre aspas, admitindo-se
que tenha sido essa a primeira vez que tal expressão foi escrita, num
documento, em outro idioma que não o inglês.
Existem razões para supor que a nomeação do Dr. Eduardo Pinheiro Lobo para este
posto, e mesmo a criação do Departamento de Relações Públicas, tenha sido uma
surpresa.
Essa suposição encontra justificativa em uma notícia publicada no jornal A
Gazeta, de São Paulo, em 2 de fevereiro de 1914, que dizia: 'Ouvimos que se
darão proximamente várias modificações na direção da Light em São Paulo. Ao que
nos disseram, o Dr. Eduardo Pinheiro Lobo, atual superintendente da Luz e
Força, será nomeado vice-presidente da companhia, sendo substituído naquele
cargo pelo Sr. Raink, chefe da Light em Sorocaba'.
Tal nota, observe-se, foi divulgada no dia seguinte àquele em que o
Departamento de Relações Públicas da Light iniciara suas atividades."
Dentre outras declarações, Grandjean afirmou que a instalação deste
Departamento foi necessária devido ao período difícil que a empresa
atravessava, por conta de fatores climáticos e pelo esgotamento dos recursos
hidráulicos. Mesmo com essa situação adversa, segundo Grandjean, os jornais da
época apontavam a estiagem como culpada pela crise energética, e não a Light;
isso provou que o trabalho do Departamento de Relações Públicas foi bem
sucedido.
Por isso é necessário comemorar este centenário com alegria e com muito
trabalho para que a profissão seja cada vez mais reconhecida, não acima das
outras, mas de uma forma equivalente, seguindo os exemplos do patrono Lobo,
como Grandjean mencionou para encerrar sua fala no Congresso de 1976:
"Sigamos, pois, na nossa atuação como profissionais de Relações
Públicas, o caminho traçado por Eduardo Pinheiro Lobo, assim como seus
magníficos exemplos, legados que dele recebemos e que devemos fortalecer e
valorizar para que as gerações futuras possam também aproveitá-los.
Penedo pode, portanto, orgulhar-se de ter sido o berço desse brasileiro
insigne, cuja vida é lembrada, cuja obra é enaltecida, numa feliz iniciativa da
Associação Brasileira de Relações Públicas."
Fonte:
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