Acontece no Brasil!!!

Primavera é a primeira das quatro estações; para os alquimistas, onde tudo inicia e permanece. Segundo eles: 
“Viva todas as estações como se estivesse na Primavera e sinta a diferença em sua vida!”
No Brasil, inicia em 23 de setembro, trazendo o aumento do calor, nas regiões Sul e Sudeste e acentuando, mais ainda, a temperatura na região Central do país; no Norte e Nordeste, há pouca variação de temperatura, pois esta região, está mais próxima à linha do Equador. Nesse dia, o calendário marca o equinócio da estação, ou seja, "noite igual": o dia e a noite têm a mesma duração; diferente do inverno, quando as noites são mais longas. É chegado também o início das chuvas, as quais despertam as plantas adormecidas no período de inverno, trazendo novas folhas e o surgimento das primeiras flores. Pássaros cantam para atrair fêmeas, para o acasalamento.

Primavera, estação das flores, com suas cores e odores! 

Tempo de plantio e germinação e, em quase todas as tradições, a “Mãe Terra é enaltecida por estar em sua fase mais bela: da fertilidade!
Na antiguidade, muitas civilizações recebiam a Primavera com cerimônias sagradas, com cantos e danças. Tudo era motivo de agradecimento: dos alimentos à cura pelas plantas. 
E agradeciam promovendo grandes festivais. 
O da primavera comemorava a fertilidade, quando todos os seres, homens, plantas e animais, acordam do repouso do inverno para uma nova fase. 
Naquela época, o ano era dividido em apenas duas partes: veris (bom tempo) e hiems (mau tempo). 
Só foi a partir do século 17, na época do Império Romano, que os estudiosos dividiram o ano em quatro estações e as batizaram com nomes em latim:
  • PRIMAVERA: de primo vere - princípio da boa estação;
  • VERÃO: expressão latina veranum tempus - tempo da frutificação;
  • OUTONO: tempus autumnus - tempo de ocaso (período do dia em que ocorre o pôr-do-sol);
  • INVERNO: tempus hibernus - tempo de hibernar.
E as flores não são apenas enfeites; o polem, que contém células masculinas, gruda no corpo de borboletas, abelhas e pássaros quando se alimentam do néctar da flor. Ao chegar à uma flor da mesma espécie, ela é fecundada. 

Um novo ciclo de vida se inicia! 
E não poderia ser diferente: Primavera é conhecida como a estação do amor e, a ave símbolo do Brasil, o Sabiá Laranjeira, já foi citado por diversos poetas por seu canto nesta época.


Nenhum comentário:

Postar um comentário