quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Chongqing e a inovação na mobilidade urbana.

O uso intensivo do celular na China levou a cidade de Chongqing a inovar na mobilidade urbana, ao criar vias de circulação exclusiva para usuários. A ideia é proteger o deslocamento das pessoas enquanto elas teclam ou falam e caminham ao mesmo tempo. A iniciativa  foi noticiada, nesta segunda-feira, pelo jornal inglês "The Guardian". 

No entanto, a novidade levantou algumas dúvidas. Por exemplo: se as pessoas ficam tão distraídas teclando, ao ponto de precisarem ser apartadas do trânsito, elas terão concentração suficiente para se manter dentro dos limites da faixa e não se chocarão umas contra as outras? 

Detalhe: as linhas exclusivas são informadas por placas enormes em inglês e chinês, para chamar a atenção dos distraídos.
A decisão da prefeitura de Chongqing se assemelha em um projeto-piloto de Washington D.C. A capital americana criou faixas separadas para usuários de telefones para um teste comportamental, em julho, operado pelo canal de TV da National Geographic. As vias para usuários de celular são cogitadas nos Estados Unidos por causa do alto número de acidentes que os envolvem. 
Em 2013, a Universidade de Ohio fez um estudo que apontou para o crescimento no número desses acidentes de 256 em 2005 para 1.506 cinco anos depois, conforme dados de emergências no país.
cell phone infographic


Nenhum comentário:

Postar um comentário