sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Peculiaridades da China

Atualmente a China é um dos países que mais cresce no mundo; no contexto econômico, industrial e financeiro está prestes a se tornar uma potência mundial. 
Para a compreensão das características do território e dos aspectos políticos é importante realizar uma análise dos dados humanos e naturais.
A China é denominada de República Popular da China. 
Seu território encontra-se localizado ao leste do continente asiático e a área do país corresponde à 9.536,499 km²;  um dos maiores do planeta, em dimensão continental.
Um destaque em relação aos outros países está no contingente de pessoas; atualmente a população chinesa é a maior do mundo, aproximadamente 1,4 bilhão de pessoas. 
Alguns analistas estimam que esse número seja ainda superior, pois muitos pais não fazem o registro do segundo filho temendo repressões por parte do Estado, que estabeleceu uma política de controle de natalidade. Desta forma, esse número pode saltar para cerca de 1,7 bilhão de pessoas.
O imenso território chinês é composto por planaltos que vão de oeste a leste; a sudoeste está situada a maior cadeia de montanhas do mundo, o Himalaia. 



No centro e a oeste está o planalto do Tibet;  ao norte está localizado o deserto de Gobi e o planalto da Mongólia; ao nordeste fica a planície da Manchúria e no sul, a planície da China.

 Fotografia China Paisagem Imagens Feng Jiang Cor
Na paisagem é possível visualizar formas distintas de relevos, vegetações, climas e minérios, provenientes da dimensão continental do território, que abrange diferentes formações rochosas, solos que influenciam diretamente na composição das paisagens.
Na variedade de climas, a China apresenta no norte do país, um clima árido e frio; já nas proximidades das Cordilheiras e também nos planaltos, o clima é o frio de montanha. No sul da China as características climáticas alteram-se, pois nela o clima é quente e úmido com incidência de chuvas no Verão, demonstrando aspectos tropicais; por fim, no nordeste e leste o clima é temperado.
Em recursos minerais, a China ocupa um lugar de destaque no cenário mundial. Esse fator é importante para o abastecimento das indústrias e contribui para o crescimento econômico do país.
O principal minério chinês é o carvão mineral, sendo o maior produtor mundial. Também ocupa o sétimo lugar no ranking da produção de petróleo, pois corresponde a 4,6% de todo minério fóssil do mundo. Outros minérios importantes e encontrados com abundância são estanho, ferro e alumínio.

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
Imagens: obviousmag.org / Ng Han Guan/AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário